Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de julho de 2014

RETIRO DE MEDITAÇÃO

Durante os dias da Copa, fui conhecer um lugar chamado Osheanic, (www.osheanic.com) um espaço de meditação ativa do Osho, em plena Fortaleza, criado por Sanysasin, ou seja, discípulos do Osho (www.osho.com).
Aqui compartilho impressões da minha estadia, pois foi a primeira vez que visito o Osheanic. E meu propósito nesta viagem, era de meditar e me observar durante a semana. Vale observar que em tempos de Copa do Mundo o lugar estava super tranquilo, pois durante o ano acontecem grupos e Festivais para muitas pessoas.

O ESPAÇO
O verde impera através de árvores frondosas, elas estão numa altura que nos proporciona a sensação super agradável de caminhar sob a sombra de suas folhas, pois as arvores estão em toda parte e em qualquer deslocamento pode se ver as folhas se mesclando ao céu; A natureza floresce coloridamente, aqui e ali plantas e flores delicadamente colorem o espaço; o cuidado com a natureza e com meio ambiente é de lei. O ambiente por si ja nos inspira a meditação .


AS MEDITAÇÕES
As 7 da manha acontece a MEDITAÇÃO DINAMICA DO OSHO, uma meditação catártica, criada pelo Osho para que possamos expressar nossa loucura, a meditação dura uma hora e tem 4 estágios, (http://www.palavrasdeosho.com/2009/09/meditacao-dinamica.html#.U7mkDvldVcg);Esta meditação é libertadora, depois dela o dia se torna muito mais colorido!
Antes do almoço acontece o SILENT SITING - Sentar em Silencio; Durante meia hora, sentados em silencio, entramos em contato com nosso interior, ao longo desta meia hora o silencio se alterna entre musica suave e um rápido discurso do Osho.
Encerra-se o dia com OSHO KUNDALINI, uma meditação de 4 estágios criada para ser feita após o dia de trabalho; No primeiro estágio a musica estimula a se chacoalhar durante 15 minutos para aliviar a tensão, no segundo estágio , dançamos ao som de uma musica bem suave e no terceiro estagio , sentamos e observamos dentro e fora de nos e no ultimo estagio deitamos e em estado de alerta, relaxamos. Após esta meditação estamos renovados para usufruir a noite da forma que escolhermos , pois muitas vezes saímos do trabalho exaustos e sem paciência ate com nossa sombra , depois da Kundalini estamos mais leves e vivos .
Duas vezes por semana, acontece (também à noite) A meditação do Robe Branco (White Robe) se inicia com música para dançar e mover a energia, em seguida sentamos e observamos a transição entre a musica e silencio.
Osho White Robe (satsang)
            'Satsang' significa estar em companhia da "mais alta verdade", estar na companhia de um mestre numa comunhão coração-a-coração.
            Antes de deixar o corpo, Osho desenhou a forma deste encontro, deixando-nos o presente de podermos com Ele encontrarmo-nos após sua saída do corpo.
            O
 satsang  começa com dez minutos de música eletrizante, para mover a energia do corpo através da dança e preparar para o segundo momento de música e  silêncio. Em seguida temos a chance de ver/ouvir Osho, em vídeo,  fora do espaço da mente, com o coração aberto,  em condições especiais de assimilar a Verdade e trazer o significado daquelas palavras ouvidas para nossa vida diária.
            O
 satsang é um momentum,  é a nossa maior oferta, deixar todos em contato direto com o “homem mais perigoso do mundo” – o homem que ensina ao homem comum como sair  do tal pecado original, do karma, para uma vida plena, na simplicidade da vida. www.oshosukul.com.br.
Finalizando esta meditação, despertamos mais conscientes para retornarmos as nossas rotinas como Budas.



O RESTAURANTE
As refeições acontecem num espaço acolhedor, limpo e bem cuidado e no Buffet, um convite à comida vegetariana com um toque de Nordeste, uma delicia!






LOCALIZAÇÃO
Osheanic fica na capital, Fortaleza, a 40 minutos do aeroporto e do centro da Cidade. Há 15 minutos dali, esta a Prainha, uma praia tão azul que parece photoshop, mas é real mesmo. Pode-se ir de taxi ou de van.






ACOMODAÇÃO E ATENDIMENTO

Enquanto hospede, só tenho elogios para o ótimo atendimento que recebi, é impecável, eficiente e atencioso. Os quartos são arejados, bem iluminados pela luz do sol, super limpos e bem amplos. 


                                                         CONCLUSÃO
Sai de lá com lagrimas nos olhos, já querendo voltar. Foram dias em que tive espaço e acolhimento para realizar meu proposito nesta viagem, ou seja, fazer Retiro de Meditação; E neste ambiente acolhedor pude cumprir minha meta de passar 6 dias, olhando para dentro de mim e reciclando as energias retronando a rotina com o coracao transbordando de amor . Porque essa e a base de tudo !
Como bem diz o Osho, somos Zorbas e Budas (não necessariamente nesta ordem), Zorbas por nos divertir com a vida e Budas porque meditamos; E nesta máxima do Osho, tive o prazer de socializar e conversar com amigos (as) que reencontrei e de conhecer novos (as) amigos (as), foi muito bom poder trocar com essas pessoas queridas.

Assim, revigorada pela meditação, volto à rotina, pois as férias acabaram e a Copa também, pronta para colocar em prática novas ideias, projetos e seguir com a vida até a próxima ida ao Osheanic!

Nenhum comentário:

Postar um comentário