Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Adiar ou Postergar?


 “A palavra compromisso vem do latim compromittere, que une com, que significa junto, e primotterre, que é prometer. Seria então um acordo com outra parte, uma promessa mútua.
Alguns sinônimos para compromisso: acordo, ajuste, trato, convenção, engajamento, promessa, obrigação, responsabilidade, incubência, dívida.
Compromisso em inglês é commitment ou compromise.
A expressão ter um compromisso significa que a pessoa está com um horário agendado para fazer algo ou encontrar alguém. O compromisso, no caso, é o evento marcado na agenda.” https://www.significados.com.br/compromisso/

Osho Zen Taro
www.osho.com
Com essas definições inicio meu texto pois ainda ecoa em meus pensamentos uma conversa com uma amiga querida que abordou as seguintes palavras: compromisso, pessoas e adiar.
Adiar é transferir para outra data algo previamente agendado ou combinado; ok , vamos pensar no que poderia levar um compromisso a ser adiado.
O Rio de Janeiro em época de chuva e imprevisível, portanto uma previsão de temporal seria um motivo o que levaria a outra combinação entre as 2 partes, questões de saúde também se justifica e se realiza outra combinação, de verdade quando o não comparecimento e justificado em cima da hora com expressões do tipo nossa desculpe me esqueci completamente ou mesmo a outra pessoa simplesmente some e não avisa que não vai comparecer ao compromisso. Esse compromisso pode ser dentista, analista, medico, advogado etc.. ou mesmo atendimentos holísticos marcados pela própria pessoa. O profissional se anuncia de diferenças formas ou e recomendado para que o cliente o contate para  esse agendamento, afinal profissional seja de que área for faz seu marketing para justamente atingir o publico alvo , as pessoas nos enviam email, zap, inbox , eou mesmo telefonam para esse primeiro contato, e nesse momento a palavra prioridade entra nesse texto para nos lembrar porque agendei aquele compromisso e simplesmente sumi e não dei retorno do meu sumiço. Significado de prioridade | s.f. Preferência; primazia. / Anterioridade na ordem do tempo. https://www.significados.com.br/?s=prioridade
Contratempos existem sim, a vida e repleta deles, e estes também podem ser falado para quem estamos desmarcando. Mas focando na palavra prioridade definida acima, e anteceder a ordem, e aquilo que damos preferencia, e o cliente quando marca um atendimento holistico tanto prioriza que marca a horário, mas alguns veja bem alguns criam efeito domino pois ao pedir horário entende-se que a disponibilidade e daquela pessoa, então não se usa o horário para ninguém nem para quem esta com urgência e precisa de verdade, assim em cima do horário marcado o cliente desmarca com argumentos vazios  ou não aparece e não utiliza o serviço agendado e o espaço fica vazio e o cliente que tinha necessidade veio num horário super encaixado sendo atendido por um profissional expremido pelo tempo mas com a competência ativada.
Não digo que não se pode trocar datas ou horários pode sim a vida e corrida mesmo,mas comprometa-se em avisar num tempo hábil para que o profissional em questão possa reorganizar seus  compromissos com outros clientes onde alguns estão no aguardo de seu horario. 
Tudo pode ser organizado e reorganizado quando há o respeito entre as partes, pois respeito e uma palavra que corre de pessoas que não se comprometem com o outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário