Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de junho de 2013

A PONTE DE CIRO MARCHETTI


"Longe ou perto, larga ou estreita, íngreme ou reta, são alguns dos meus traços. Mas seja de qualquer forma, Eu sou sua conexão com lugares, pessoas ou momentos. Eu posso alcançar espaços que separam você. E posso encurtar a distância que pode aproximar dela."  

Comecei a divagar sobre conexões e aproximações e enquanto começava a escrever sobre a Ponte de Ciro Marchetti, e na TV estava passando o programa da Regina Casé: Esquenta (que adoro!) – E com muito orgulho ela descreve o programa assim: Enquanto outros separam aqui estamos juntos e misturados. Pois a tônica do seu programa é a reunificação da sociedade, sem discriminação. E a TV e seu programa estavam religando pessoas.
A Internet pode ser citada aqui também como a carta da Ponte, pois ela une as pessoas através de computadores, telefones e tablets e dentro deles foram criados inúmeros programas que alem de aproximar a comunicação global, esses programas também aproximam amigos e parentes que moram distantes, em outros estados do mesmo país ou em outros países. A sensação de proximidade e fantástica. Essa aproximação acontece tanto no social quanto no mundo dos negócios, por um lado, o correio perdeu sua função de entregador de palavras, mas por outro, com o advento da internet e dos sites de vendas, a compra de produtos sem sair casa e a entrega em residência, enalteceu os correios. Os profissionais autônomos como eu, levavam tempos para fazer sua clientela, pois a propaganda mais eficaz era a indicação de amigos, a famosa boca a boca, hoje também funciona assim, pela indicação de amigos, porem com os blogs e sites criados, basta procurar no Google que nos tornamos mais próximos dos que nos procuram. 
A palavra que me vem à cabeça nesse momento em relação à carta da Ponte é CONFIANÇA, confiar nas palavras escritas daquele vendedor ou do amigo que se expressa e por não estar olho no olho, isto é, ao vivo, ou confia-se e faz-se a compra de determinado produto ou acredita-se na expressão do amigo ou parente que está on line. Tanto para negócios quanto nas relações pessoais, a confiança esta presente. Muitas decepções acontecem por se confiar em alguém não confiável, tanto na internet quanto na vida em geral. Nesse caso a ingenuidade aparece para dizer Perdeu playboy! E ai o susto é grande!
No sentido literal da palavra, ponte é uma ferramenta que nos aproxima geograficamente aos locais, para diminuir distancias e facilitar acessos, o Brasil esta cheio de pontes que ligam um bairro a outro através de um rio, e no Rio de Janeiro os cariocas tem varias maneiras de se aproximar das pessoas, pelo samba, pela praia, pelo futebol, pela religião e outras tantas pontes que unem pessoas com ideais, ideias, paixões e amores em comum.
De verdade o recado aqui é te localizar em relação às pessoas, a proximidade ou a distancia, que você se posiciona; E a qualidade de suas ligações? Quais são seus critérios? O que te leva a se ligar em alguém?

Se for parar para pensar tudo esta conectada, não só pela internet, mas pela grande rede que esta acima de nós, porque o acaso não existe e se estou linkada a alguém, os motivos são inúmeros, alguma razão existe mesmo que esteja nos registros acásticos de fatos de outras vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário