Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de maio de 2013

MINHA EXPERIENCIA COM OSHO ZEN TAROT

www.osho.com

Conheci o Osho Zen Taro em 2006, quando morei no Osho Resort de Meditação em Punne , India e fui convidada a dar consultas de Taro. Imediatamente comecei a estuda-lo e o acrescentei às leituras pessoais e na dos clientes, na época eu trabalhava apenas com Taro de Marselha e fui me  familiarizando com as cartas e símbolos criados por Osho que representam o momento atual de quem os consulta. Minha iniciação oficial aconteceu quando participei  de um workshop de 3 dias  chamado: TARO INTUITIVO  com a querida GANDA,   facilitadora do Osho Resort de Meditação , com quem pude aprender muito sobre as cartas do Osho e a quem sou grata por compartilhar comigo seus conhecimentos me  possibilitando de também facilitar Workshops e Vivencias com Osho Zen Taro.
Pela inocência das  imagens  podemos conectar com aspectos sutis de nossas vidas. O grande aprendizado não só com as cartas mas com os ensinamentos do Osho que é o de sair da complicação que nos impomos através dos padrões de comportamentos aprendidos ao longo da vida , é como se precisássemos criar mais dificuldades do que as reais da vida. Através dos símbolos podemos observar cada aspecto como ele realmente é. Quanto mais elaboramos e racionalizamos aquele símbolo, menos o entenderemos.
Se tirarmos uma carta como mensagem, ou nas  leituras com varias cartas, a viagem é a mesma, quanto menos elaborado for o seu pensar, maior compreensão você terá de seu momento. Os significados podem ser consultados no livro que acompanham o baralho, e podem ser  encontrados nas livrarias on line ou nas lojas de rua.
O baralho completo tem 79 cartas e vem acompanhado pelo Livro O TARO ZEN , DE OSHO  - ED CULTRIX  ;  Nele pode se ler a explicação da carta com  sua simbologia e também aos comentários feitos em relação a mensagem para aquela determinada lamina.   Existe  uma versão com  os 22 arcanos maiores, que vem acompanhado pelo livro recém lançado: O ESPIRITO ZEN NO TARO DE OSHO – O JOGO DA VIDA – ED. CULTRIX  . Minha sugestão é que se adquira as duas versões , porque por um lado , gosto de trabalhar com 79 possibilidades de abordar uma situação , por outro lado gosto muito do texto do livro recém lançado com os 22 arcanos:- O Espírito Zen no Taro. Porque sua linguagem é mais cotidiana para os que se iniciam nos ensinamentos do Osho.
A única semelhança entre OSHO ZEN TARO e os demais Tarôs é que suas 78 cartas seguem a mesma estrutura numerologica dos arcanos maiores e menores vistas no Taro de Marselha , e a primeira  diferenciação começa quando encontramos a 79a  carta com a imagem do Osho que a nomeou de O MESTRE , para lembrar que nos somos nossos próprios mestres e nossas respostas estão  dentro de nos. Seus significados e imagens não tem nenhuma semelhança com o Taro Tradicional , pois representam representam o estilo Zen de ser e viver e como Oráculo trazem a mensagem do momento atual ou seja , de como esta a situação no aqui e no agora. Isso não quer dizer que seja melhor ou pior , ele simplesmente é diferente pois durante a leitura das cartas, ele nos mostra um aspecto diferente do que já foi visto; É como olhar para a mesma situação de um ponto de vista diferente, então,  sua   abordagem será de um ângulo também distinto. Cada uma das 79 laminas mostram uma novo olhar  para uma velha questão .
As respostas vindas do Osho Zen Taro representam aquilo que não queremos perceber, o óbvio, porque  o inconsciente prepara arapucas e nós nos enrolamos cada vez mais em nossos próprios enredos . As laminas nos convidam a modificar o ângulo em que insistimos olhar nossas questões,  isto é transformar e compreender  que a resposta sempre esteve dentro de nos. Deste ponto adquirimos a compreensão de que aquilo que a  mente chama de simples , o coração chama de sutil; A sutileza e a inocência encontradas nas cartas do Osho Zen a primeira vista não são levadas a serio por alguns , porque quando racionalizamos criamos expectativas e elucubrarmos , um jeito de pensar típico de quem exclui os sentimentos em suas decisões e em geral este tipo de pensar gera frustração .
O fato de eu ser meditadora me da suporte para ir cada vez mais alem na compreensão da simbologia e seus significados, no entanto as laminas podem ser um convite para que se mergulhe mais e mais dentro de você através de novos ensinamentos.  Como acontece em outros baralhos, quanto mais você pratica e manuseia, mais adquire intimidade com as cartas e cada vez mais podemos observar que os significados  se ampliam e se redimensionam e podem ser integrados á nossas questões do dia a dia , sim é possível ver questões de ordem praticas trazidas pelos clientes .
Durante as  consultas, o paciente se observa de acordo com seu momento atual representado pelas cartas; E nos Workshops e Vivências,  o aprendizado dos participantes é de se conectar  com sua voz interior através de vivencias e exercícios  práticos e meditativos e as integra as mensagens das cartas. A compreensão do Osho Zen Taro  acontece quando podemos  linkar nossas questões pessoais através da simbologia criada pelo Osho , quando reconhecemos nosso enredo através das imagens ,cores , símbolos e significados trazidos em suas cartas .
Falar sobre o Osho Zen Tarot é falar de amor compartilhado e do  meu amor pelas laminas e oráculos e seus benefícios para o ser humano. Quando falamos de Osho e seus ensinamentos, falamos de amor e celebração  e ele criou varias técnicas de meditação para que retornemos a nossa forma natural quando nascemos, e o Zen Tarot é uma destas ferramentas que transforma um coração formatado ao longo da vida de acordo com as exigências sociais em um coração  inocente e aberto naturalmente, a meditação proporciona este retorno a nossa essência ,  para que a celebração e o amor possam ser a minha e a sua expressão de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário