Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de maio de 2013

TIME - CIRO MARCHETTI

Gilded Reverie Lenormand - Ciro Marchetti 
Como capricorniana, falar sobre o tempo é sempre um desafio porque os capricornianos tem um tempo a parte, só os capricornianos entenderão que tempo e esse, posso estar hesitando em decidir algo e isso leva dias mesmo, mas quando decido , desço da montanha que nem uma seta , inteira , plena e segura porque foi assim que aprendi com o Osho a levar minha vida e assumir as consequências , nunca tomo decisões de primeira, no mínimo durmo com a ideia e de manhã ela surge do meu interior naturalmente, as vezes tenho que esperar o dia clarear e partir para ação.  
Nesta carta vejo um pedido de paciência, de saber esperar, de entender “Que a vela tem um tempo para queimar “, “Que o leite só ferve quando estamos distraídos”. Estas e tantas expressões que vemos nos para-choques de caminhões ou na boca do povo, resumem uma única palavra PACIÊNCIA  para enquanto seu projeto (seja ele qual for) não acontece . A vida acontece em etapas, não queira pula-las para não voltar ao começo varias vezes.
Mas o Relógio pode estar simbolizando que o tempo urge e que uma ação rápida te favorecera.  Como agir rápido e usar o tempo a seu favor? Neste caso quem responde e a Raposa que para muitos é assustadora, mas para mim é um aprendizado, pois ela age com esperteza e rapidez. É assim que os surfistas pegam as melhores ondas, esperam em alto mar AQUELA ONDA e quando ela vem é transformador. Quando tomamos uma decisão seja de que ordem for e tudo dando certo, é um prazer inenarrável e então a expressão é: “estou orgulhosa de mim “ Esta é uma expressão que só vem de pessoas literalmente inteiras, os buscadores são seres que se auto observam desde que despertaram suas consciências. Cada um a seu tempo, despertaram para uma nova consciência, para um novo tempo que lhes fará respeitar a si mesmo .

Com esta carta perguntamos qual a melhor hora? Esta cedo ou tarde? A resposta esta dentro de nos, porque cada ser tem um tempo que quando sincronizado com o universo, se torna a hora exata para encontrar um grande amor, para fechar um contrato, para rever um velho amigo , para passar num concurso , mas principalmente : Para ser feliz.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Sobre o GILDED REVERIE LENORMAND





                                                                               http://www.ciromarchetti.com/Lenormand.html
DADO (DICE)
Os dados remetem a jogos de azar ou de sorte, depende do dia, do céu, das estrelas e de onde você está: Se esta num cassino, o risco de perder dinheiro é grande e já previsto, se esta numa pista de corrida de motocicleta, o significado é que você esta arriscando sua vida. Porem se esta numa mesa, com uma cartomante à sua frente, lendo as cartas de Madame Lenormand, podem ter muitos significados.  Podem estar avisando que suas atitudes diante da vida estão arriscadas demais ou um novo contrato, trará risco a segurança financeira da empresa  ou quando não seleciona as suas amizades coloca sua reputação e segurança em risco, pode ser um problema de saúde que põe em risco sua vida , pode ser um(a) novo(a) namorado(a) que acabou de conhecer e não é confiável ,oferecendo risco a sua integridade.
Por outro lado pode ser um pedido para que se arrisque e saia da zona de segurança e desarquive seus sonhos mais profundos.  Quando estamos estagnados na vida, os problemas e a rotina nos engolem e o dia a dia se torna tedioso e neste caso, transformamos o risco  em oportunidades e esse é o pedido das cartas em relação à aquele amor que você sente e nunca se declarou , em relação aquele aumento que nunca pediu , em relação ao curso de dança que nunca se matriculou. Tudo é uma questão de geografia, se passo debaixo de uma escada, sempre haverá o risco de a escada cair e me machucar, se ando só a noite numa rua escura, ponho em  risco não só minha bolsa quanto a minha integridade física, mas se estou no mesmo emprego há anos sem um aumento de salário ou promoção significa que estou na zona de conforto por medo de me arriscar . Então onde você esta? Na busca de oportunidades ou se arriscando? 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Hoje e dia de Santa Sara !!

Padroeira do povo cigano, a história da santa remonta ao início do cristianismo. Os primeiros cristãos eram perseguidos pelos romanos e Sara, uma escrava egípcia de propriedade de José de Arimatéia foi capturada juntamente com as três Marias (Maria Madalena, Maria Salomé e Maria Jacobé).
As quatro mulheres foram colocadas em um barco que foi lançado ao oceano, sem remos e sem provisão. Por um milagre, após mais de 30 dias vagando sem rumo pelo mar, o barco aportou em Laguendoc, no Sul da França, na Ilha de Camargue, um local que seria conhecido mais tarde como Saintes Maries-de-La Mer ( traduzindo Santas Marias que vieram do Mar ).
Um grupo de ciganos que vivia por ali, socorreu as quatro mulheres e elas, em troca, levaram ao grupo os ensinamentos de Jesus, trazendo para eles a doutrina cristã.
Após a partida das chamadas "Três Marias", conta a história que Sara continuou convivendo com os ciganos e passou a ser chamada de Sara Kali, a palavra Kali significa "negra" na língua romanê.
Clique aqui para bailar e comemorar o dia de Santa Sara com Gypsi Kings :  http://youtu.be/3jNCa2BVJ6M


quarta-feira, 22 de maio de 2013

GILDED REVERIE LENORMAND


Acabei de adquirir um baralho novo , chama-se Gilded Reverie Lenormand criado por Ciro Marchetti . Suas cartas se encaixam com meu jeito de ser e combinam com minha personalidade, parece que sempre tive um baralho assim. Os desenhos são belíssimos e a sensação que se tem é que foi criado pelos anjos , são imagens complexas mas com desenhos leves e intensos. Alem das 36 cartas encontradas na simbologia do baralho cigano, o baralho possui cartas repetidas que são: um homem e uma mulher e a carta dos pássaros . Possui 4 cartas extras acrescentadas ao baralho que são : a mascara , os dados, a ponte e o relógio . E é sobre estas  cartas extras que vou começar a escrever .

“Olhe dentro de sua alma, em qual diversão você joga. Eu equilibro as contradições e envolvendo as contradições dos opostos.  Eu projeto suas emoções ou escondo elas. Quando pouso a sua direita, trago uma situação feliz , mas se minha presença esta no seu lado esquerdo então a melancolia está á sua vista . Posso ser a face que se ajusta em qualquer ocasião. Posso representar ambas as partes, a verdade ou um disfarce... Sou sua criação.”


OSHO ZEN TARO
WWW.OSHO.COM
Mascara é uma palavra que me é muito familiar,  desde o inicio do meu aprendizado com Osho , a base de tudo está em retornar a nossa essência e para isso tiramos as mascaras impostas ao longo da vida . 
Para ser aceito, para ser aprovado, para ser contratado, para ser amado e para ser muitas outras coisas, o ser humano se disfarça para conseguir o que quer, esse mecanismo acontece desde sempre, ate aprender que a verdade nos torna orgânicos e sincrônicos com o universo.
Na antiguidade os artistas vestiam as mascaras para  representar seus personagens e o ser humano se agradou tanto dessa ideia, que ate hoje podemos encontrar pessoas com falsos sorrisos e falsas promessas em seus círculos sociais e profissionais .
Quando a mascara aparece numa leitura,  ela nos mostra  a falta de autenticidade de uma situação ou de alguém.  Denuncia a falta de sinceridade na emoção de alguém ou da honestidade ou  não , de um ato praticado, se alguém não esta sendo sincero, significa que outro alguém esta sendo enganado, e este é um jogo com consequências sérias.
Em consulta, as vezes  surge a informação da falta de sinceridade de uma situação seja ela qual for, procuro nos olhos do cliente e perceber ,  em que lugar ela (ou ele) se encontra,  porque as vezes o cliente esta se enganando por acreditar que aquele emprego ou companheiro(a) são a realização de seus sonhos (que na verdade são ilusões) , em outras vejo que o  cliente esta dando uma de esperto na tentativa de se vitimizar na frente da cartomante para ouvir as palavras que lhes convém. Muitas vezes temos as melhores intenções ao longo da vida, porem nos mesmos podemos nos enganar e nunca perceber a realidade,  ate que a mascara surge denunciando nossa ilusão.
As infinitas situações trazidas pela mascara podem ter várias naturezas, mas seu pedido é único : SINCERIDADE . É o Maximo que podemos e devemos fazer conosco, e se cada um for sincero consigo mesmo, com certeza o mundo fica bem melhor.  

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Mesa Redonda , Curso de Magia Cigana e Cartas na Mesa



Neste ultimo final de semana, aconteceu a Mesa Redonda de Cartas Ciganas  organizado por Tânia Durão http://ascartasciganas.blogspot.com.br/ , o Curso de Magia Cigana com  Rui Pereira  e o Projeto Cartas na Mesa meu e de Tânia Durão onde convidamos para ler as Cartas Rui Pereira e o Emanuel J Santos 

                                                                       
Rui Pereira, Paulinha,Eu,Sonia Boechat,Ismenia Woyame,
Julia Tourinho,Emanuel J Santos, Tania Durão, Chris Wolf e
Alexsander Lepeltier (seus blogs estao na programação acima)
No sábado passamos o dia entre as palestras e os profissionais que palestraram na Mesa Redonda compartilharam seus conhecimentos , cada um  expressando suas experiencias e descobertas com as Cartas Ciganas

Foi um dia de troca de saber e de confraternização, sim porque quando falamos em Cartas Ciganas me remeto ao Povo Cigano que me encanta através da  alegria e celebração por onde  acontece a cura e assim como Osho também potencializa o ser humano através de quebra de paradigmas tornando a vida livre , leve e solta e feliz .
A alegria de reencontros de novos e velhos amigos vindos daqui e dali , esteve presente o tempo todo , estávamos todos na condição de   aprendizes uns dos outros .


Domingo começou com o O Curso de Magia Cigana dado pelo Rui Pereira veio de Portugal e nos encantou com seus ensinamentos e presença vindos de alem mar , Rui nos ensinou de forma bem objetiva, como fazer magias para o bem e para a luz,  tornando a manha de domingo um presente para os participantes  





Como falar de cartas sem colocar as CARTAS NA MESA ?  numa parceria minha com Tânia Durão , convidamos Emanuel Santos e Rui Pereira para lerem as cartas a quem la esteve, para ver na prática o que foi falado nas Palestras do dia anterior porque é sempre enriquecedor um novo olhar sobre nossas historias .

 


Esta atmosfera só pode acontecer através  de um ser humano da melhor qualidade que é a Tânia Durão , a você minha gratidão por esses dias de Celebração ás Cartas Ciganas. No meu coração fica a saudade destes dias intensos e a esperança de novos encontros . 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

MINHA EXPERIENCIA COM OSHO ZEN TAROT

www.osho.com

Conheci o Osho Zen Taro em 2006, quando morei no Osho Resort de Meditação em Punne , India e fui convidada a dar consultas de Taro. Imediatamente comecei a estuda-lo e o acrescentei às leituras pessoais e na dos clientes, na época eu trabalhava apenas com Taro de Marselha e fui me  familiarizando com as cartas e símbolos criados por Osho que representam o momento atual de quem os consulta. Minha iniciação oficial aconteceu quando participei  de um workshop de 3 dias  chamado: TARO INTUITIVO  com a querida GANDA,   facilitadora do Osho Resort de Meditação , com quem pude aprender muito sobre as cartas do Osho e a quem sou grata por compartilhar comigo seus conhecimentos me  possibilitando de também facilitar Workshops e Vivencias com Osho Zen Taro.
Pela inocência das  imagens  podemos conectar com aspectos sutis de nossas vidas. O grande aprendizado não só com as cartas mas com os ensinamentos do Osho que é o de sair da complicação que nos impomos através dos padrões de comportamentos aprendidos ao longo da vida , é como se precisássemos criar mais dificuldades do que as reais da vida. Através dos símbolos podemos observar cada aspecto como ele realmente é. Quanto mais elaboramos e racionalizamos aquele símbolo, menos o entenderemos.
Se tirarmos uma carta como mensagem, ou nas  leituras com varias cartas, a viagem é a mesma, quanto menos elaborado for o seu pensar, maior compreensão você terá de seu momento. Os significados podem ser consultados no livro que acompanham o baralho, e podem ser  encontrados nas livrarias on line ou nas lojas de rua.
O baralho completo tem 79 cartas e vem acompanhado pelo Livro O TARO ZEN , DE OSHO  - ED CULTRIX  ;  Nele pode se ler a explicação da carta com  sua simbologia e também aos comentários feitos em relação a mensagem para aquela determinada lamina.   Existe  uma versão com  os 22 arcanos maiores, que vem acompanhado pelo livro recém lançado: O ESPIRITO ZEN NO TARO DE OSHO – O JOGO DA VIDA – ED. CULTRIX  . Minha sugestão é que se adquira as duas versões , porque por um lado , gosto de trabalhar com 79 possibilidades de abordar uma situação , por outro lado gosto muito do texto do livro recém lançado com os 22 arcanos:- O Espírito Zen no Taro. Porque sua linguagem é mais cotidiana para os que se iniciam nos ensinamentos do Osho.
A única semelhança entre OSHO ZEN TARO e os demais Tarôs é que suas 78 cartas seguem a mesma estrutura numerologica dos arcanos maiores e menores vistas no Taro de Marselha , e a primeira  diferenciação começa quando encontramos a 79a  carta com a imagem do Osho que a nomeou de O MESTRE , para lembrar que nos somos nossos próprios mestres e nossas respostas estão  dentro de nos. Seus significados e imagens não tem nenhuma semelhança com o Taro Tradicional , pois representam representam o estilo Zen de ser e viver e como Oráculo trazem a mensagem do momento atual ou seja , de como esta a situação no aqui e no agora. Isso não quer dizer que seja melhor ou pior , ele simplesmente é diferente pois durante a leitura das cartas, ele nos mostra um aspecto diferente do que já foi visto; É como olhar para a mesma situação de um ponto de vista diferente, então,  sua   abordagem será de um ângulo também distinto. Cada uma das 79 laminas mostram uma novo olhar  para uma velha questão .
As respostas vindas do Osho Zen Taro representam aquilo que não queremos perceber, o óbvio, porque  o inconsciente prepara arapucas e nós nos enrolamos cada vez mais em nossos próprios enredos . As laminas nos convidam a modificar o ângulo em que insistimos olhar nossas questões,  isto é transformar e compreender  que a resposta sempre esteve dentro de nos. Deste ponto adquirimos a compreensão de que aquilo que a  mente chama de simples , o coração chama de sutil; A sutileza e a inocência encontradas nas cartas do Osho Zen a primeira vista não são levadas a serio por alguns , porque quando racionalizamos criamos expectativas e elucubrarmos , um jeito de pensar típico de quem exclui os sentimentos em suas decisões e em geral este tipo de pensar gera frustração .
O fato de eu ser meditadora me da suporte para ir cada vez mais alem na compreensão da simbologia e seus significados, no entanto as laminas podem ser um convite para que se mergulhe mais e mais dentro de você através de novos ensinamentos.  Como acontece em outros baralhos, quanto mais você pratica e manuseia, mais adquire intimidade com as cartas e cada vez mais podemos observar que os significados  se ampliam e se redimensionam e podem ser integrados á nossas questões do dia a dia , sim é possível ver questões de ordem praticas trazidas pelos clientes .
Durante as  consultas, o paciente se observa de acordo com seu momento atual representado pelas cartas; E nos Workshops e Vivências,  o aprendizado dos participantes é de se conectar  com sua voz interior através de vivencias e exercícios  práticos e meditativos e as integra as mensagens das cartas. A compreensão do Osho Zen Taro  acontece quando podemos  linkar nossas questões pessoais através da simbologia criada pelo Osho , quando reconhecemos nosso enredo através das imagens ,cores , símbolos e significados trazidos em suas cartas .
Falar sobre o Osho Zen Tarot é falar de amor compartilhado e do  meu amor pelas laminas e oráculos e seus benefícios para o ser humano. Quando falamos de Osho e seus ensinamentos, falamos de amor e celebração  e ele criou varias técnicas de meditação para que retornemos a nossa forma natural quando nascemos, e o Zen Tarot é uma destas ferramentas que transforma um coração formatado ao longo da vida de acordo com as exigências sociais em um coração  inocente e aberto naturalmente, a meditação proporciona este retorno a nossa essência ,  para que a celebração e o amor possam ser a minha e a sua expressão de viver.